top of page
pomar jardim

Nesse projeto o desafio foi aliar a recuperação da saúde das frutíferas do pomar à transformação do mesmo em um incrível jardim! Para isso fizemos uma imersão no local e buscamos inspiração na própria natureza e no desenho do terreno. Sentimos que devíamos evidenciar a beleza do espaço em declive, com canteiros e recantos que por si só já ofereciam um convite ao encantamento!

Atibaia - SP | Verão 2017/2018

projeto-artistico-paisagismo_edited.jpg

fluxos e caminhos

Os fluxos e caminhos foram desenhados a partir dessa imersão, criamos conexões entre todos os recantos e respeitamos os caminhos já delimitados e consolidados pelo uso do espaço. Utilizamos as formas naturais do terreno a nosso favor, deixando o desenho o mais natural possível, evitando grandes interferências e deslocamentos de terra que futuramente pudessem comprometer o pomar-jardim com erosões ou outros distúrbios de solo.

solo vivo

Reconhecemos a força que um solo vivo e biodiverso tem, para manter a saúde das plantas deixando-as menos suscetíveis ao ataque de insetos e ao desenvolvimento de doenças. Um solo saudável em um pomar é sinônimo de plantas saudáveis, frutos saborosos e nutritivos! Recuperamos e adubamos o solo ao redor das frutíferas tornando-o mais atrativo para o desenvolvimento da microvida que disponibiliza nutrientes necessários para o desenvolvimento das árvores e de frutos saborosos.

biodiversidade

Contamos com o poder da biodiversidade para manter o equilíbrio em nossos jardins! No pomar transformamos cada área de solo recuperado ao redor das árvores em canteiros com inúmeras ervas e flores, escolhemos espécies resistentes e capazes de atrair abelhas, borboletas, beija-flores e outros polinizadores que contribuem para produção de mais frutos. 

lago

A criação de um pequeno lago em meio as árvores, também surgiu como estratégia para atração de pássaros que trabalham para manutenção do equilíbrio no pomar-jardim. Os pássaros colaboram com o biocontrole, pois são grandes predadores de insetos que podem ser vetores de doenças nas frutíferas.

bottom of page